NOTICIAS

Fechamento de escola estadual preocupa comunidade da região Noroeste de BH

A Escola Estadual Doutor Lucas Monteiro Machado atende alunos do ensino médio, profissionalizante e EJA.

fechamento da Escola Estadual Doutor Lucas Monteiro Machado, no bairro Pindorama, região Noroeste de Belo Horizonte, previsto para 2026, preocupa a comunidade escolar da região. A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) esteve, nesta segunda-feira (4/3/24), na instituição para discutir o assunto.

A escola, que funciona desde a década de 1980, atende a alunos do ensino médio, técnico e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Mas este ano o governo estadual já cancelou matrículas para novos alunos. Assim, a última turma se formará em 2025 e, a partir daí, a instituição não funcionará mais.

A servidora aposentada da Doutor Lucas Monteiro Machado, Maria da Conceição de Oliveira, não escondeu sua indignação. “Por que acabar? Essa escola é o futuro dos meninos da região”, lamentou. Ela foi uma das primeiras funcionárias da instituição e lembra quando já foram atendidos cerca de 2,3 mil alunos no local.

O vice-diretor Moacyr Viana Filho explicou que o processo de encerramento das atividades iniciou em 2017, quando a escola foi escolhida como piloto para o ensino integral profissionalizante. Naquele ano já foram encerradas as turmas do ensino fundamental.

A extensão do horário, segundo ele, também afugentou mais da metade dos alunos do ensino médio, muitos porque precisam trabalhar e não podem permanecer tantas horas na escola.

A instituição possui 24 salas, mas atualmente apenas 5 funcionam. São atendidos 38 alunos em tempo integral, divididos em turmas que variam de 4 a 12 pessoas em cada, e 42 do EJA, em três turmas.

Situada numa área de 46 mil m², a escola tem grande estrutura como quadras, biblioteca, auditório, refeitório e pomar, mas que estão em condições precárias e com pouco uso.

A diretora Ariane Campos explica que a área pertence à Prefeitura de Belo Horizonte, que a doou a uma fundação, mas agora está na Justiça tentando a reversão da propriedade. A diretora critica o fechamento da escola e reforça que é possível oferecer atendimento a toda a região. Ela diz que já há procura de alunos pelo programa Pé-de-Meia, do governo federal, que oferece auxílio financeiro a estudantes do ensino médio, que não puderam ser acolhidos. “Nossa preocupação é com nossos alunos, que não podem ficar desamparados”, disse.

Atualmente são oferecidos apenas os cursos técnicos de Segurança no Trabalho e Logística. Segundo o vice-diretor há demanda para ampliar a oferta de cursos como, por exemplo, técnico em Meio Ambiente, de pós-médio e outros cursos informais. Em sua opinião, a área pode abrigar, ainda, um centro de lazer para a comunidade.

Falta de diálogo é criticada

As deputadas Macaé Evaristo, que pediu a visita, e Beatriz Cerqueira, ambas do PT, criticaram a falta de consulta do governo com a comunidade. O fechamento foi decidido de forma unilateral pelo Estado.

“Falta diálogo entre a prefeitura e o Estado. Falta escuta da comunidade e monitoramento da escola”, afirmou Macaé Evaristo. Ela observou que os equipamentos da escola estão abandonados e não há acompanhamento para evitar a evasão de alunos ou o retorno daqueles que abandonaram os estudos.

“Vejo com muita tristeza (o fechamento). Aqui é um complexo educacional que pode cumprir várias funções educativas.”
Dep. Macaé Evaristo

A diretora e o vice-diretor concordam que é preciso discutir com a comunidade escolar novas propostas para manter o funcionamento da instituição. A Escola Estadual Doutor Lucas Monteiro Machado é a única instituição pública que oferece ensino profissionalizante na região Noroeste.

E com o fim das turmas do ensino fundamental e de horários regulares, as demais escolas estão superlotadas para atender os alunos que já não são mais acolhidos por ela.

Fonte: Assembleia legislativa de Minas gerais

suporte

Comentar

clique para comentar


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Guia de Empresas

abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930